Foi sancionado pelo prefeito Eduardo Honório (PSL), o projeto de iniciativa da vereadora Ana Diamante (PSL), que visa destinar apoio a mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
A iniciativa propõe fornecer independência financeira às mulheres em situação de violência doméstica, promovendo medidas de qualificação profissional, de geração de emprego e renda e de inserção no mercado de trabalho.
O programa batizado de Mulher Independente consiste em mobilizar empresas para viabilizar vagas de trabalho para essas mulheres nesta situação. Para participar do programa, as mulheres deverão atender os seguintes critérios: Ter idade igual ou superior a 16 anos; residir no município de Goiana; estar em situação de violência doméstica; comprovar haver dependência financeira do agressor; não estar inserida no mercado de trabalho e ter realizado a denúncia contra o agressor.
A empresa parceira do programa deverá se comprometer em manter o sigilo da situação da mulher e conceder através do seu trabalho a sua autonomia financeira.
O gerenciamento e sua operacionalização do programa será feito pelo Centro de Acolhimento Social (CRAS) e pelas secretarias relacionadas como Saúde e Políticas Sociais, além de possuir o apoio do Ministério Público de Pernambuco, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Delegacia da Mulher de Goiana.
Para Ana Diamante, o programa será um divisor de águas na autonomia financeira da mulher vítima de agressão de doméstica através da qualificação profissional em busca de sua independência financeira gerando emprego e renda. “Esse programa tem a finalidade de fortalecer a rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica e famíliar, oferecendo recomendação, encaminhamento e treinamento, além de buscar sensibilizar empresas para ajudarem essas mulheres na busca pela independência e colocação no mercado de trabalho”, finaliza a parlamentar.
Radar Político365