Um ex-ministro da Defesa aliado do PT fez um alerta ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a suposta intervenção do MTST nos bloqueios das rodovias, que começaram na noite do último domingo (30), após o resultado das eleições.
De acordo com o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, o ex-ministro falou com o petista nesta terça-feira (1º). O recado seria de que um confronto entre militantes do MTST e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) poderia dar respaldo para que o atual presidente convocasse uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que envolveria militares.
A GLO é convocada exclusivamente pela Presidência da República, nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública.
A coordenação nacional do MTST de fato convocou os militantes para agirem, a fim de “exigir o respeito às eleições”.
– Diante disso, a coordenação nacional do MTST orienta sua militância nos estados a organizar manifestações para desbloquear as principais vias de acesso, exigindo o respeito às eleições. Esperamos ser tão bem recebidos pelas forças de segurança quanto os bolsonaristas estão sendo – diz trecho da nota do grupo.
Pleno News