Após dois anos consecutivos de cancelamento em função da pandemia da Covid-19, a expectativa para a temporada cultural da Semana Santa de 2022 (9 a 16/04), em Brejo da Madre de Deus, é o retorno da realização do espetáculo da “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém”, na cidade-teatro de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova. Os mais de 50 anos da maior encenação a céu aberto do mundo da Paixão de Cristo foram interrompidos em função do coronavírus.
“A cultura e o entretenimento foram setores altamente afetados nesses últimos dois anos, por isso não podemos medir esforços para que esses segmentos consigam retornar – com segurança, garantias e responsabilidade -, visando à geração de empregos e renda, além de levar alegria e esperança ao público, sobretudo quem busca renovar sua fé e apreciar esse tradicional espetáculo sobre a ressurreição de Jesus Cristo”, afirmou o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), autor do PL 4409/21, que prevê o reconhecimento da importância cultural do espetáculo para o circuito turístico brasileiro, e torná-lo Patrimônio Cultural Imaterial do país para todos os efeitos legais.
Em mais meio século de história, o espetáculo atraiu 4 milhões de expectadores, muitos turistas de outros estados e do exterior que fomentam a rede hoteleira da capital pernambucana Recife e de polos turísticos como Porto de Galinhas, Gravatá e Caruaru, além do comércio de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Por temporada da Semana Santa, são esperadas 250 mil pessoas atraídas pelo espetáculo da Paixão de Cristo.
“Vamos recomeçar o ano legislativo lutando pela tramitação e aprovação do PL 4409 no Congresso Nacional, bem como pela derrubada do veto presidencial ao meu projeto 5638/20, sancionado como Lei 14148/21, que criou o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, o Perse. A cultura, os eventos e o turismo em Pernambuco tem voz em Brasília”, exclamou o deputado.