Foi sancionado pelo prefeito Eduardo Honório (UB), o projeto de Lei 2.555/2022 de autoria do vereador Mário do Peixe que institui em todo o município atendimento prioritário às pessoas diagnosticadas com Neoplasia no âmbito do município de Goiana. A lei foi publicada no Diário Oficial na última semana.
De acordo com o autor do projeto as críticas apontadas pela população ao Sistema Único de Saúde (SUS) são muitas e bem conhecidas: atendimento precário, falta desde médicos, enfermeiros e auxiliares a medicamentos básicos. No caso do câncer, em particular, a demora pelo atendimento de meses e até anos resulta em mortes que poderiam ser evitadas com tratamento adequado e atendimentos preferenciais.
Desta maneira, o PL visa em dar prioridade no agendamento e atendimento de consultas, exames e procedimentos aos pacientes diagnosticados com a neoplasia maligna (câncer), em todas as unidades de saúde e hospitalares no município de Goiana.
Ainda segundo o texto, “é importante que esses pacientes tenham direito a atendimento prioritário em todos os estabelecimentos públicos inclusive com a colocação de marcas nos locais visíveis informado ao público alvo”.
Para o parlamentar, “esta lei contribuirá para que os pacientes tenham melhor qualidade de vida e sejam amparados em um momento tão delicado e sensível de sua existência”, destaca.