Por meio de nota, o Itamaraty criticou a visita do ministro de Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, à Esplanada das Mesquitas — localidade de Jerusalém considerada sagrada tanto por judeus quanto por muçulmanos. O texto foi emitido nesta terça-feira (3). As informações são da CNN Brasil.
O Ministério das Relações Exteriores disse “acompanhar com grande preocupação a incursão de Ben-Gvir”, que aconteceu na terça. Também na nota, o Itamaraty defendeu acordos internacionais que tratam da administração dos lugares sagrados muçulmanos em Jerusalém e o status quo da localidade.
Com a mudança de governo, a pasta passou para o comando do ministro Mauro Vieira.
Durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), o Ministério das Relações Exteriores tinha uma política mais alinhada ao governo israelense.
No novo governo de Lula (PT), o Itamaraty destacou que a posição do Brasil é em favor do equilíbrio e da paz nas relações entre Palestina e Israel.
– O governo brasileiro exorta ambas as partes a se absterem de ações que afetem a confiança mútua necessária à retomada urgente do diálogo com vistas a uma solução negociada do conflito – diz trecho do comunicado.
Pleno News