Em órbita há quase 40 anos, um satélite espião soviético entrou de novo na atmosfera da Terra e caiu sobre o Sul do Brasil, por volta das 21h desta segunda-feira (3).
Nas redes sociais, moradores do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul registraram o momento em que o Cosmos 1437 cruzou o céu até se desintegrar completamente sobre o Oceano Atlântico.
Usado pela inteligência militar da União Soviética durante a Guerra Fria, o satélite foi lançado em 20 de janeiro de 1983, no Cosmódromo de Plesetsk, na Rússia. Sua entrada novamente na atmosfera da Terra já era esperada, pois o material já vinha se deteriorando e era considerado lixo espacial.
– Todo objeto humano lançado ao espaço acaba se degradando. A reentrada do Cosmos 1437 já estava prevista para estes dias. Só não sabíamos o local e horário exatos em que aconteceria. Uma das previsões era justamente sobre o Sul do Brasil, [o] que acabou se concretizando. Mas é algo que comumente acontece. E, cada vez mais, veremos cenas assim, pois o homem está ocupando o espaço próximo à Terra com seus artefatos, que têm um tempo limitado de vida – explicou o astrônomo coordenador da Exoss, Marcelo De Cicco, segundo informações do portal Uol.
A passagem do Cosmos 1437 pelo céu brasileiro durou cerca de 30 segundos. Apesar de ter provocado um susto em internautas que acreditaram tratar-se de um meteoro, a reentrada do Cosmos 1437 não provocava riscos. Segundo especialistas, grande parte do material se despedaça facilmente em razão do calor e da pressão, fazendo com que se torne difícil a queda de pedaços de satélite no solo.