O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi homenageado com uma placa na chamada Calçada da Coragem de Kiev, inaugurada, nesta segunda-feira (20), pelo democrata e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. A homenagem acontece durante a visita surpresa do governante americano à capital ucraniana.
O nome de Biden junta-se ao de outros dirigentes estrangeiros que têm se distinguido pelo apoio à Ucrânia durante a invasão russa, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson e o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki.
Esta é a primeira vez que o presidente americano visita Kiev desde o início da guerra. A primeira-dama Jill Biden esteve na cidade ucraniana de Uzhhorod, na fronteira com a Eslováquia, em 8 de maio de 2022, coincidindo com a celebração do Dia das Mães na Ucrânia.
Durante sua visita, Biden anunciou 500 milhões de dólares (R$ 2.584 bilhões) em ajuda adicional à Ucrânia e antecipou que aplicará mais sanções contra a Rússia nesta semana.
*EFE