Nesta quarta-feira (11), o deputado e economista argentino Javier Milei sorteou o salário que ele próprio recebe, como legislador, entre mais de um milhão de inscritos. Ele prometeu que fará o mesmo todos os meses.
O sorteio ocorreu na cidade de Mar del Plata, na província de Buenos Aires, onde o legislador realizou um pequeno evento em frente à praia e, depois de anunciar o vencedor, Hugo Federico Nacarado, fez uma palestra pública sobre economia.
De acordo com o site do sorteio, 1.040.625 pessoas se inscreveram, e o vencedor terá dez dias para provar a sua identidade, ou o prêmio será sorteado de novo.
O salário de Milei como parlamentar chega a 205 mil pesos por mês (cerca de R$ 11 mil). O deputado assegurou que o sorteio era uma “devolução” e negou que fosse “um gesto de populismo”, diante das críticas que recebeu nas redes sociais.
Para participar do sorteio, os interessados forneceram o nome completo, número da identidade, número de telefone, e-mail e data de nascimento, e precisavam ter mais de 18 anos de idade.
Nas eleições legislativas de 14 de novembro, a coalizão A Liberdade Avança, liderada por Milei, ficou em terceiro lugar na cidade de Buenos Aires, com um total de 310.036 votos (17,03% dos votos), ganhando dois deputados.
O agora deputado nacional se tornou famoso pela crítica à tradicional “casta” política e ao que ele chama “marxismo cultural”. Entre outras propostas, o economista propõe a abolição do Banco Central e do peso argentino como moeda comum, assim como a desregulamentação do sistema financeiro, considerando os impostos um “resquício” da escravidão.
*EFE