Entre os dias 24 e 30 de janeiro o Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco (CEPC-PE) realiza, em modo virtual, o 2º Seminário Funcultura, cujo objetivo é apresentar – para deliberação do CEPC-PE e posterior encaminhar à FUNDARPE – propostas de melhorias dos editais Geral, da Música, Audiovisual e Microprojetos, produzidas de maneira democrática, a fim de tornar os editais mais modernos e representativos da amplitude e diversidade da produção cultural do estado.
O FUNCULTURA, que este ano completa vinte anos de existência, é o principal mecanismo de fomento à cultura em Pernambuco, tendo ao longo de duas décadas aportado aproximadamente R$ 330 milhões em recursos para projetos culturais. Instituído pela Lei 12.310, de 19 de dezembro de 2002, direciona seus incentivos através de quatro editais (Geral, da Música, Audiovisual e Microprojetos) que abarcam toda a extensão e formas de atuação cultural em todo o estado, contemplando aproximadamente quatrocentos projetos por ano com recursos públicos vindos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A participação da sociedade civil na construção dos critérios e diretivas dos editais é feita através do Conselho Consultivo do Audiovisual (CCA-PE), do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE) e do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC-PE) e suas Comissões Setoriais. E um dos principais ambientes desta construção propositiva é o Seminário Funcultura, realizado pelo CEPC-PE, e cuja primeira edição aconteceu em 2019.
Com sete dias e vinte atividades o 2º Seminário Funcultura acontecerá totalmente de maneira remota com as mesas, palestra e os Grupos de Trabalho (GTs) em salas do Google Meet, cujas discussões serão gravadas e posteriormente publicadas no canal do CEPC-PE no Youtube. A programação será dividida em três etapas: na primeira teremos três mesas e uma palestra com a presença de representantes da Secult-PE, da Fundarpe, do CEPC-PE, da ALEPE, da Comissão Deliberativa do Funcultura, ex-Conselheiros do CEPC-PE e outros representantes da Sociedade Civil. Na segunda etapa teremos dezesseis GTs abordando todas as áreas/linguagens envolvidas nos editais, além dos pilares Regionalização, Acessibilidade e Políticas afirmativas, de inclusão e de gênero. Dos GTs sairão as propostas de atualização dos quatro editais, que serão discutidas e aprovadas na terceira etapa, uma Assembleia Geral. Após a assembleia as propostas serão deliberadas pelo CEPC-PE e encaminhadas à Fundarpe para implementação nos próximos editais do Funcultura.
A organização do seminário é de responsabilidade do CEPC-PE através de uma comissão formada pela Comissão de Política Sociocultural e Monitoramento de Editais do CEPC-PE, composta por Alexandre Melo, Cleonice Maria, Djaelton Quirino, Gabi Apolônio (Coordenadora), Fátima Pontes e Jocimar Gonçalves (Presidente do CEPC-PE), mais as conselheiras Luciana Azevedo, Márcia Félix e Raquel Almeida e o conselheiro Wagner Staden.
INSCRIÇÕES
As inscrições para o 2º Seminário Funcultura acontecerão entre os dias 18 e 21 de janeiro, através de dois tipos de formulários (links ao final da matéria): um Formulário de Inscrição, para acesso às mesas, palestra e Assembleia Geral, e um Cadastramento em GT, para acesso às salas dos GT´s. O preenchimento dos dois tipos de formulários é imprescindível para quem deseja participar das três etapas da programação. Não há limite para a quantidade de cadastros por pessoa em GT´s, o que possibilita a atuação em vários GT´s.
A divulgação do evento e a manutenção das inscrições e cadastramentos é de responsabilidade da Comissão de Comunicação do CEPC-PE, coordenada pelo conselheiro Alexandre Melo.
Confira a programação: https://encurtador.com.br/jsvWX
Inscreva-se para mesas, palestra e Assembléia Geral: https://forms.gle/yZ5kkZL1ufpA5P4x9
Cadastre-se no(s) GT(s) de seu interesse: https://encurtador.com.br/luOX2
SERVIÇO
2º Seminário Funcultura
De 24 a 30/01/2022
Via Google Meet
Gratuito, com inscrições prévias de 18 a 21/01Informações: conselhodepolitica@gmail.com
MataGoiana