O prefeito Eduardo Honório (UB), esteve no Recife e foi recebido pelo presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. O objetivo do encontro foi a busca por parcerias para projetos na área tecnológica para Goiana.
Na ocasião, foi decidido que estudantes da rede pública municipal de Goiana terão acesso a cursos profissionalizantes na área de tecnologia da informação oferecidos pelo Porto Digital. O anúncio foi feito após uma reunião, nesta (04), entre o deputado Antônio Moraes, o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, a secretária de Educação e Inovação do município, Maria Goretti Pessoa, e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. O projeto é inspirado no programa Embarque Digital – formatado entre a Prefeitura do Recife e o Porto Digital – que já oferece cursos de especialização em TI para alunos da capital.
Após o encontro, Antônio Moraes e o prefeito Eduardo Honório ressaltaram a importância da iniciativa para os estudantes da rede pública municipal, lembrando que a maioria vem de famílias pobres, habitantes da periferia de Goiana. Esses jovens terão a chance de se profissionalizar em uma área cujo mercado está cada vez mais aquecido. Em média, cerca de 50% dos alunos dos cursos de TI oferecidos pelo programa Embarque Digital já saem da formação com emprego garantido.
Os advogados da Prefeitura de Goiana e do Porto Digital iniciaram as tratativas das questões contratuais e a previsão é de que a primeira turma inicie o programa piloto já em outubro deste ano. “É uma iniciativa de grande amplitude social, uma chance importante para os jovens de Goiana, uma cidade que se tornou polo industrial na Mata Norte do Estado, com grande potencial de gerar novos empregos para esses alunos depois de formados”, concluiu Antônio Moraes.