O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) deverá contar com apoio internacional para o planejamento estratégico de suas ações. A colaboração do braço brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil) foi tema de um encontro realizado nesta terça-feira (25) na capital federal entre lideranças da Sudene e representantes da entidade vinculada à ONU no Brasil.
O superintendente Danilo Cabral e os diretores Heitor Freire e José Lindoso foram recebidos pela representante-residente assistente e coordenadora da área programática do PNUD, Maristela Baioni, e pela coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Territorial do PNUD,Ieva Lazareviciute.
Durante o encontro, Danilo apresentou os esforços mais recentes da Sudene para reconstruir a aproximação da Autarquia com instituições, agentes políticos e entidades representativas para a construção de uma nova agenda estratégica para o Nordeste. O superintendente destacou o prestígio da presença de governadores e ministros na última reunião do Conselho Deliberativo da Sudene – quando ocorreu a aprovação do PRDNE – e manifestou o interesse de contar com o PNUD como parceiro na consolidação do plano como referencial para as ações de desenvolvimento social e econômico na área de atuação da Sudene.
“Temos um ambiente favorável para fazer andar a pauta pelo desenvolvimento do Nordeste. Agora precisamos integrar as ações, que devem estar direcionadas pelo norte estratégico do plano. E queremos contar com a digital do PNUD neste processo, pois o programa tem experiência em ações deste tipo e pode nos ajudar a sobretudo fazer o cidadão se enxergar no plano”, comentou o superintendente.
Maristela Baioni avaliou como positiva a iniciativa da Sudene de estreitar relações com o PNUD para viabilizar ações do plano regional. “É importante construir um trabalho de integração, mais conjunto. Somos parceiros da Sudene de longa data. Podemos trabalhar na visibilidade do plano enquanto estratégia, colaborando também para transformá-lo em atos executivos. Fortalecer esta presença dá um corpo novo à comunicação de valor da Sudene”, avaliou a gestora.
Atualmente, o PNUD Brasil é parceiro da Sudene em diversos projetos de apoio ao desenvolvimento regional. Entre eles, estão a elaboração do Plano de Ação Estratégica para as Bacias dos Rios São Francisco e Parnaíba e do planejamento urbano e territorial das 52 cidades intermediárias da estratégia de interiorização do desenvolvimento regional proposta pela autarquia.