O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, indicou a advogada Elizabeth Bagley para chefiar a embaixada norte-americana em Brasília. A nomeação de Bagley depende de aprovação no Senado norte-americano.
Se aprovada, ela irá ocupar o lugar de Todd Chapman, nomeado por Donald Trump, que deixou o cargo em julho do ano passado.
Apesar de não ser diplomata de carreira, Bagley já ocupou diversos cargos importantes durante as gestões do Partido Democratas.
– Sua experiência diplomática inclui serviço como conselheira sênior dos Secretários de Estado John Kerry, Hillary Clinton, e Madeleine Albright. Ela também serviu como representante especial para a Assembleia Geral das Nações Unidas, representante especial para Parcerias Globais, e embaixadora dos EUA em Portugal – diz o comunicado da Casa Branca.
Advogada especializada em Direito Internacional, a futura embaixadora é diretora e dona de uma empresa de telefonia no estado do Arizona.
O The Wall Street Journal apontou que a advogada, considerada uma grande arrecadadora de recursos para a campanha de Biden, foi indicada para o cargo como ‘recompensa’ por sua contribuição nas últimas eleições presidenciais dos EUA – indicações políticas para embaixadas são uma tradição no país.
Pleno News