Na sua chegada ao evento da Amupe, a governadora Raquel Lyra (PSDB) preferiu não “entregar o ouro” em relação ao que seria anunciado para tentar socorrer os municípios que tem amargado queda na receita, após a diminuição do repasse do FPM.
Durante o evento, a tucana assinou três projetos de lei que já serão enviados para a Alepe amanhã:
O primeiro que vai fazer o cofinanciamento de creches, incluindo as que já foram inauguradas em 2023. Todas terão garantia de recursos estaduais para a manutenção do primeiro ano de funcionamento;
O segundo foi o projeto que institui o novo Chapéu de Palha. O aumento de recursos para o programa já tinha sido anunciado há algum tempo, pela governadora, mas o projeto será enviado agora. Além de ampliar o Chapéu de Palha para mais três municípios solicitados pelos movimentos sindicais, a governadora vai aumentar em 35% o valor da parcela e, conforme divulgado por ela, no evento, mais uma parcela será incluída no programa;
O terceiro projeto foi o que institui o Programa de Transporte Escolar, que, além da distribuição dos veículos enviados pelo Governo Federal, vai dobrar, retroativo a fevereiro, o valor do repasse feito aos municípios para transporte escolar.
Além desses projetos que vão contribuir para desinchar as despesas municipais, Raquel Lyra aproveitou para, ao lado do presidente da Neoenergia, Saulo Cabral, e da presidente da Amupe, Marcia Conrado, assinar o termo de cooperação técnica para a melhoria da iluminação pública nos municípios. A proposta está dentro do Programa Juntos pela Segurança, anunciado há algumas semanas.
O fato de a governadora ter feito todos esses anúncios no evento municipalista, não só foi simbólico para aproximar a gestora dos prefeitos presentes no evento, mas também para fortalecer ainda mais sua aliada, Márcia Conrado, que comanda a associação e pretende deixar seu legado na administração da Amupe.
Fonte: Blog Cenário.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.