O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, cumprimentou nesta quinta-feira (7) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o povo do Brasil pelo 201º aniversário de independência do país.
Na rede social X (antigo Twitter), o líder venezuelano afirmou que, 201 anos após a proclamação da independência do Brasil do “império português”, o povo brasileiro “defendeu com bravura sua história de resistência e luta pela liberdade”.
O Ministério das Relações Exteriores venezuelano se uniu à comemoração na rede social e lembrou que, neste dia, em 1822, o “príncipe português Pedro I do Brasil foi o encarregado de proclamar o “grito de independência” às margens do rio Ipiranga, em São Paulo”.
Mais cedo, Lula participou do desfile do Dia da Independência na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, que teve como tema “Democracia, soberania e união”. A solenidade chamou a atenção por não ter ganhado a adesão do público.
Durante a cerimônia, Lula não fez discursos, mas fez um pronunciamento à nação em rede nacional de rádio e televisão no qual disse que o Dia da Independência neste ano não é “nem de ódio, nem de medo, e sim de união”.
*Com informações da EFE