Os Estados Unidos vão solicitar a extradição para o México dos demais filhos do narcotraficante Joaquín Guzmán, o El Chapo. Os filhos dele são conhecidos como chapitos. A decisão dos americanos ocorre após o país ter conseguido a extradição de Ovidio Guzmán, segundo revelou, nesta quarta-feira (20), o procurador-geral americano, Merrick Garland.
Garland deu declarações perante o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes. Ele destacou que “é claro” que solicitará a extradição e “a captura de todos” os descendentes do conhecido traficante de drogas mexicano que, atualmente, cumpre pena de prisão perpétua nos EUA.

El Chapo, que é líder do Cartel de Sinaloa, tem quatro filhos vivos: Ovidio Guzmán, que foi extraditado para os EUA em 15 de setembro; Iván Archibaldo Guzmán; Jesús Alfredo Guzmán; e Joaquín Guzmán. O primogênito dele, Édgar Guzmán, foi assassinado em 2008.
Os quatro filhos vivos do traficante foram acusados pelos Estados Unidos de transportar “sistematicamente” toneladas de cocaína através da América do Sul e da América Central para o território americano.
Questionado pelos congressistas, Garland recusou-se a qualificar como boa a colaboração do México com os Estados Unidos para obter a extradição dos chapitos. Ele limitou-se a salientar que a cooperação poderia ser melhor.
– Eles obviamente trabalharam conosco em relação a Ovídio. Sua captura pelos mexicanos causou a morte de um número significativo de agentes mexicanos. Eu diria que a cooperação sempre pode ser melhor. Temos um problema sério com o fentanil que vem do México e é fabricado lá. Viajei duas vezes [para o México] para tentar obter cooperação – falou Garland.
*EFE