Nesta segunda-feira (31), o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse ao Parlamento que fará mudanças no governo. Segundo ele, a decisão ocorre porque “pedir desculpas não é suficiente”.
O anúncio foi feito após ele tomar conhecimento do relatório parcial da especialista em ética parlamentar Sue Gray sobre as festas em Downing Street durante a pandemia de Covid-19.
Johnson destacou que é preciso “aprender” com os erros cometidos com a realização de festas em seu escritório e residência oficial. Ele prometeu que corrigirá os problemas de estrutura e responsabilidade que tornaram possíveis as “falhas de liderança” criticadas no relatório. As informações são da agência EFE.
– Primeiro, quero pedir desculpas pelas coisas que não fizemos bem e também pela forma como este assunto foi tratado […] Mas não é suficiente pedir desculpas. É um momento para olharmos no espelho e devemos aprender – falou Johnson na Câmara dos Comuns.
Ele anunciou mudanças nas “estruturas fragmentadas e complicadas” de Downing Street e do Ministério do Gabinete.
O primeiro-ministro pretende criar o papel de “secretário permanente” para que o funcionamento dos escritórios seja supervisionado. Os códigos de conduta que regem o governo e seus assessores também serão revisados. E Boris Johnson ainda se comprometeu a melhorar a “conexão” entre o Executivo e o Legislativo.
O relatório de Gray aponta “falhas de liderança e julgamento” em Downing Street. O documento diz ainda que alguns dos eventos “não deveriam ter sido permitidos”.
Pleno News