O líder venezuelano Nicolás Maduro prometeu que, a partir de março, serão triplicados os voos do chamado Plano Volta à Pátria, que começou em setembro de 2018, para facilitar a volta de migrantes que foram vítimas de xenofobia nos países onde estavam.
As declarações de Maduro foram dadas durante um evento transmitido pela emissora estatal Venezolana de Televisión (VTV).
– Para os meses de março em diante, vamos ter uma nova fase do Plano Volta à Pátria. Vamos triplicar o número de voos para trazer venezuelanos já inscritos no plano – anunciou ele.
Maduro também explicou que os venezuelanos deixaram o país em busca de uma “melhor oportunidade econômica”, mas tem havido “muita discriminação. Muita xenofobia que tem sido semeada contra a Venezuela”.
– Eles são atacados, como o recente ataque no Chile, mais uma vez no mesmo campo: atacados com ódio, desprezo, xenofobia, com fascismo – condenou.
Em 8 de dezembro de 2021, a VTV informou que, através do projeto governamental, 27.537 venezuelanos de 19 países foram repatriados voluntariamente.
Segundo a última atualização da Plataforma de Coordenação Interagencial para Refugiados e Migrantes Venezuelanos (R4V), existem aproximadamente 6.040.290 migrantes e refugiados venezuelanos no mundo, e pelo menos 4.994.017 estão na América Latina e no Caribe.
*EFE