O presidente Jair Bolsonaro fez um pedido ao Congresso para que seja aprovada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do preço do diesel no Brasil. O texto permite ao governo federal zerar o imposto do combustível sem a necessidade de apresentar uma compensação financeira.
Durante um evento no Palácio do Planalto sobre as novas regras da prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Bolsonaro disse que não será feita “nenhuma barbaridade”.
– Peço agora ajuda aos parlamentares aqui. Ninguém vai fazer nenhuma barbaridade, mas eu quero, emergencialmente, que me [deem] os poderes para zerar imposto do diesel. Do gás de cozinha, nós já zeramos – apontou.
Durante seu discurso, Bolsonaro voltou a afirmar que não pode fazer muita coisa sem ajuda do Parlamento e disse que parte da culpa do preço dos combustíveis vem de governos passados.
– Só vou tocar em um item: endividamento de R$ 900 bilhões que vocês que botam combustível no carro pagam. Quase R$ 1 trilhão mal geridos ou desviados. Esse é um retratinho 3×4 da nossa querida Petrobras – destacou.
Pleno News