O presidente dos Estados Unidos Joe Biden fez um alerta, nesta quinta-feira (10), e pediu que todos os cidadão norte-americanos que estão na Ucrânia saiam do país imediatamente. Em entrevista à NBC, o democrata afirmou que “as coisas podem enlouquecer rapidamente”.
O Departamento de Estado dos EUA também divulgou um comunicado no mesmo tom. No documento, o órgão diz que as autoridades “não poderão evacuar cidadãos americanos em caso de ação militar russa em qualquer lugar da Ucrânia” e que a embaixada e o serviço de ajuda aos cidadãos que queiram deixar o país serão “severamente impactados”.
– Os cidadãos americanos devem sair agora. Não é como se estivéssemos lidando com uma organização terrorista. Estamos lidando com um dos maiores exércitos do mundo. É uma situação muito diferente e as coisas podem enlouquecer rapidamente – disse Biden em entrevista ao jornalista Lester Holt.
Ainda assim, o democrata acredita que o presidente russo, Vladimir Putin, não exporia os cidadãos dos EUA a riscos. Para Biden, se Putin for “tolo o suficiente para entrar [na Ucrânia], ele é inteligente o suficiente para, de fato, não fazer nada que possa impactar negativamente os cidadãos americanos”.
Pleno News