Pelo menos 13 pessoas morreram na cidade argentina de Bahía Blanca, na província de Buenos Aires, quando o teto de um ginásio esportivo desabou devido à forte tempestade que atingiu a região, informaram fontes oficiais na noite deste sábado (16), enquanto outra mulher morreu na cidade de Moreno após a queda de uma árvore.
– Com grande pesar, 13 mortes foram confirmadas até o momento. Pedimos à comunidade que tome extremo cuidado e não circule nas vias públicas – escreveu Federico Susbielles, prefeito de Bahía Blanca, em sua conta na rede social X (ex-Twitter).
As equipes de resgate ainda trabalham nos escombros do complexo esportivo, que estava sediando uma competição de patinação no momento do incidente. Até o momento, não se sabe a possível extensão da tragédia.
Na cidade de Moreno, a 47 quilômetros a oeste de Buenos Aires, uma mulher morreu devido à queda de uma árvore, confirmaram fontes oficiais.
O chamado Comitê de Crise, formado por autoridades locais, trabalha atualmente com as autoridades provinciais e nacionais para ajudar as vítimas e controlar os danos.
O governo nacional relatou a tempestade e as rajadas de vento superiores a 150 km/h na cidade de Bahía Blanca, a cerca de 640 quilômetros ao sul da capital argentina, e também que um alerta laranja está em vigor em diferentes áreas da província de Buenos Aires.
O novo presidente da Argentina, Javier Milei, lamentou “profundamente” a perda de vidas humanas e enviou suas condolências aos parentes e entes queridos. Ao mesmo tempo, recomendou que pessoas “em áreas de risco permaneçam em suas casas”.
Enquanto isso, o governador da província de Buenos Aires, o peronista Áxel Kicillof, destacou a coordenação de “esforços” entre sua equipe e as autoridades de Bahía Blanca “no âmbito do Comitê de Emergência” e comentou que “foram disponibilizados recursos para reparar as consequências dessa tragédia”.
O local da tragédia é o Clube Bahiense del Norte, onde treinou o ex-jogador de basquete Emanuel Ginóbili, ganhador de quatro títulos da NBA e medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e bronze em Pequim, em 2008, além da prata na Copa do Mundo de 2002, em Indianápolis.
O próprio ex-jogador escreveu uma mensagem emotiva em sua conta na rede social X, na qual disse estar “muito triste” com a situação pela qual seu ex-clube, sua cidade e a região estão passando.
– Um grande abraço a todos e minhas condolências às famílias das vítimas. Força, Bahía! – concluiu Manu.
*EFE