O novo bloco cirúrgico do Hospital Alfa, localizado no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foi inaugurado na noite de sexta (22).
Segundo o governo, o serviço vai ofertar procedimentos de média e alta complexidade nas especialidades de neurocirurgia, urologia, cirurgia torácica e cirurgia geral.
O serviço tem capacidade para realizar mais de 500 por mês. Para o Estado, isso vai ajudar a reduzir as filas nos grandes hospitais da rede. O novo espaço contou com um investimento de R$ 20 milhões e foi estruturado em cerca de 45 dias. A solenidade contou com a governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause.
“Um dos grandes desafios de Pernambuco, na área de saúde, é garantir o fluxo de atendimento nas cirurgias. Em janeiro, recebemos o Estado com uma média de mais de 100 mil cirurgias represadas a serem feitas. Mas a gente vem buscando trabalhar a melhoria dos nossos equipamentos. São entregas como essa que reforçam o nosso compromisso em fazer com que a saúde de Pernambuco possa fluir melhor, vendo o nosso povo ser sempre bem atendido”, destacou Raquel Lyra na ocasião.
Além de cinco salas de cirurgia, o espaço conta com sala de recuperação composta por dez leitos, farmácia satélite, sala de estar para os profissionais e vestiário.
Além disso, o local também possui capacidade de ampliação, com disponibilização estrutural para outras sete salas de procedimentos.
De acordo com a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, o bloco cirúrgico possibilitará a diminuição das filas de cirurgia eletiva no Estado, especialmente nos Hospitais da Restauração, Getúlio Vargas e Otávio de Freitas, todos situados no Recife.
“Poderemos atender melhor a população com mais conforto e brevidade. Estamos bem estruturados e equipados para fortalecer ainda mais o Cuida PE”, enfatizou a titular da pasta.
Ainda este mês, o hospital dará início à realização de cirurgias de alta e média complexidade. A previsão é de que, no início de 2024, o serviço já esteja totalmente disponível.
“Estamos entregando o bloco completamente novo, com estrutura de equipamentos de ponta, os melhores do mercado. Tudo para melhor atender a população”, acrescentou a diretora da unidade hospitalar, Milene Dantas.
Com 100% de sua capacidade instalada, a unidade realizará um total de 525 cirurgias por mês, sendo 74 neurocirurgias (destas, 13 de alta complexidade), 158 cirurgias urológicas e 293 cirurgias-gerais.