Nesta segunda-feira (14), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, sugeriu ao presidente Vladimir Putin que o país prossiga em uma via diplomática em seus esforços para obter garantias de segurança do Ocidente. O conselho de Lavrov ocorre em meio ao aumento das tensões entre russos e ucranianos. As informações são da Reuters.
O ministro disse ao presidente russo que os Estados Unidos apresentaram propostas concretas para reduzir riscos militares. Porém, ele também apontou que as respostas da União Europeia (UE) e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não foram satisfatórias.
Uma conversa televisionada mostrou Putin questionando Lavrov se havia chance de chegarem a um acordo para aplacar as preocupações quanto à segurança da Rússia, ou se estavam apenas sendo arrastados para negociações tortuosas.
Como resposta, o ministro indicou que já alertou que seu país não permitirá “negociações intermináveis sobre questões que exigem uma solução hoje”. No entanto, por causa de seu cargo, ele disse que deve dizer “que sempre há chances”.
– Parece-me que nossas possibilidades estão longe de estar esgotadas. […] Nesta fase, sugiro continuar e construí-las – disse ele a Putin.
Pleno News