Os 11 primeiros meses de mandato foram suficientes para que o Brasil reconhecesse o valor da primeira mulher senadora por Pernambuco, Teresa Leitão (PT). A professora, que se tornou política por meio da luta sindical e exerceu cinco mandatos seguidos como deputada estadual, entrou para o ranking dos senadores e senadoras, deputados e deputadas federais mais influentes do Congresso Nacional. Aliás, dois pernambucanos integram a seleta lista no Senado: Humberto Costa (PT) (5º lugar) e Teresa Leitão (10° lugar).
O projeto Mais Influentes do Congresso Nacional é uma iniciativa do Pensar RelGov e da Sigalei. Utiliza metodologia científica, big data e inteligência artificial para medir a influência dos parlamentares do Congresso Nacional e determinar quais são os mais decisivos em diferentes áreas.
Teresa se destacou especialmente na categoria Performance Legislativa: 94% – o maior índice entre todos os mais influentes do Senado. De acordo com os responsáveis pela pesquisa, que está em sua segunda edição, o grupo Performance Legislativa “indica os empreendedores políticos, aqueles capazes de empreender articulações e negociações capazes de transformar em lei as proposições legislativas”. Ou seja, os políticos com maior capacidade de articulação e aprovação de projetos.
“Esse prêmio é um importante reconhecimento ao nosso trabalho. Fico feliz de poder ser apontada, ao término do meu primeiro ano de mandato, como destaque na ação de articulação política. Ainda temos sete anos pela frente e, como prometi ao povo pernambucano, vou trabalhar incansavelmente pelo nosso país e por Pernambuco. O compromisso é de melhorar a cada ano”, comentou Teresa Leitão.