Profissional de saúde aplica dose de vacina contra o coronavírusChico Bezerra/PJG
A vacinação infantil em Pernambuco completou um mês nesta terça-feira (15). Segundo o painel de acompanhamento vacinal da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), atualmente são 234.985 crianças de 5 a 11 anos com a primeira dose contra o coronavírus, o que representa 19,87% deste público alvo.
O imunizante utilizado é o da Pfizer, o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até agora para o público infantil. No Recife, conforme dados divulgados nessa segunda-feira (14), 42.137 meninos e meninas receberam a primeira dose.
Karine Barbosa é mãe de Yan, de 5 anos, e estava aguardando pelo momento de ver o filho vacinado. “Eu estava muito ansiosa pra que ele tomasse logo a vacina, porque pra mim parecia que ele estava desprotegido, era essa a sensação que eu tinha. E agora que ele tomou sinto que finalmente ele está protegido.”
Sobre a imunização infantil, a Sociedade Brasileira Pediátrica (SBP) afirma que a vacina é “uma alternativa real de controle e prevenção destes desfechos da doença e que está ao alcance dos responsáveis pelas políticas públicas de saúde do nosso país”.
A mãe de Yan reforça a importância da imunização pediátrica. “A vacinação infantil é importante porque eu acho que as crianças são muito mais frágeis, e porque desde sempre vacinamos nossos filhos pra proteção e saúde deles. Desde recém-nascidos. Vacinas sempre salvaram vidas e eu acredito que assim como muitas doenças já foram erradicadas, essa vai ser mais uma que vamos conseguir vencer através dela.”
Documentação necessária para vacinar as crianças
No dia da vacinação é necessário apresentar documento de identificação oficial da criança, comprovante de residência em nome dos pais e/ou responsáveis legais, documento dos pais e/ou responsáveis e comprovante de filiação/responsabilidade por meio de documento oficial.
LeiaJá