O Banco Central deve transferir, em até 12 dias úteis, o dinheiro “esquecido” por brasileiros em contas bancárias desativadas. O valor pode ser consultado através do Sistema Valores a Receber (SRV), criado pelo BC para recuperar os montantes.
O débito será realizado através do PIX. Caso a instituição bancária não ofereça esta modalidade, o Banco Central irá disponibilizar para o cidadão o e-mail e o telefone do banco para que o cliente solicite o reembolso.
Segundo cálculos do BC, há cerca de R$ 8 bilhões “parados” em contas bancárias e instituições financeiras de todo o país.
Para consultar se você tem direito a algum valor, basta acessar o site Valores a Receber. Nele, o cliente precisa fornecer o número do CPF e a data de nascimento (pessoas físicas), ou o CNPJ e a data de abertura da empresa (pessoas jurídicas). Se houver algum valor a ser devolvido, o sistema irá informar a data para solicitar o resgate.
O Banco Central informou que as transferências serão realizadas a partir do dia 7 de março, sem risco de perda da quantia ou prescrição dos recursos.
Pleno News