O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou do ministério da Ciência e Tecnologia um plano para uso da inteligência artificial no país. O pedido é para que esse plano esteja pronto no mês de julho.
Apesar da iniciativa, o político fez uma fala polêmica ao abordar o assunto, demonstrando desconhecer o que é a inteligência artificial.
– Eu estou cansado de ouvir teoria, de ouvir falar nesse bicho de inteligência artificial. Num país que tem tanta gente inteligente, para que precisa de inteligência artificial? Por que não usamos a inteligência humana que temos aqui? – declarou.
A fala foi proferida durante um almoço especial pelo Dia Internacional das Mulheres na última sexta-feira (8), em Brasília, um dia após o petista ter coordenado a 1ª Reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT). Na ocasião, Lula cobrou uma política concreta voltada para a tecnologia.
Nesse encontro com cientistas, Lula não atacou a inteligência artificial; pelo contrário, pediu para que os especialistas criassem um programa somente em português e que esse projeto seja apresentado Conferência Nacional de Tecnologia, que acontecerá em quatro meses.