A apresentadora Ana Maria Braga teve uma fala criticada por internautas nesta terça-feira (12). Ela estava comentando o conflito entre duas participantes do BBB24, ao vivo no Mais Você.
Ao assistir uma cena em que os confinados trocavam farpas e xingamentos, Ana Maria comentou que “o negócio desandou”.
– A coisa continua preta lá – declarou a apresentadora, que imediatamente se corrigiu – Desculpa, continua brava lá. Desculpem.
Apesar da correção, a fala não repercutiu bem nas redes sociais, com internautas apontando que, nesse contexto, a palavra “preta” é usada pejorativamente. Por isso, Ana Maria cedeu à “pressão” e se desculpou após o intervalo.
– Falo do BBB com paixão, porque eu gosto do BBB. Então desculpem os erros que cometo ainda, pela minha formação, idade e história. Não é justificativa, mas quero pedir desculpas – disse.
Nos últimos anos, há uma tendência no “cancelamento” de expressões em contextos que passaram a ser considerados racistas.
Entre as expressões consideradas racistas temos: “A coisa tá preta”, “a dar com pau”, “cabelo ruim”, “chuta que é macumba”, “cor de pele”, “criado-mudo”, “crioulo”, “denegrir”, “esclarecer”, “dia de branco”, “feito nas coxas”, e outras.
*Com informações AE