O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emitiu uma nota afirmando que as declarações dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ronaldo Caiado (União Brasil) distorcem a posição do Brasil sobre o conflito entre israelenses e palestinos em Gaza.
Segundo o comunicado, o presidente Lula condenou os ataques do Hamas repetidamente e não fez declarações contra o povo judeu, mas sim contra as ações do atual governo de Israel, que também foram criticadas por outros países, incluindo a Europa e os Estados Unidos. O comunicado destaca ainda que essas ações são tema de um processo na Haia, movido pela África do Sul.
“Lamentamos que governadores no exterior distorçam a posição do Brasil sobre o tema, em momento em que o mundo todo se preocupa com os civis palestinos”, diz trecho da nota.
Os governadores brasileiros estão em visita a Israel a convite do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e afirmaram que a declaração de Lula não representa o posicionamento do Brasil sobre o conflito.
Durante encontro com o presidente de Israel, Isaac Herzog, nesta terça-feira (19), Caiado aproveitou para pedir desculpas pela fala do presidente Lula (PT) que comparou a ação militar em Gaza com o Holocausto.
– Peço desculpas em nome do povo, em nome de nós, brasileiros, pelas declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, ao desconhecer totalmente a História, fez uma comparação, a mais desastrosa possível, agredindo o povo judeu – disse o governador goiano.
Fonte: Pleno News.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.