Nesta segunda-feira (21), a Rússia denunciou que um projétil foi lançado a partir do território da Ucrânia e destruiu completamente um posto avançado de fronteira, algo que o governo de Kiev negou.
De acordo com a agência russa de notícias Interfax, “um projétil não identificado, disparado desde o território ucraniano, destruiu completamente um posto avançado da Guarda Fronteiriça, na região de Rostov, a cerca de 150 metros da fronteira russo-ucraniana”.
– Não houve vítimas, e militares estão trabalhando no local – indicou o Serviço Federal de Segurança (FSB), que é a antiga KGB.
O Serviço Estatal de Guarda Fronteiriça da Ucrânia, por sua vez, negou imediatamente as acusações feitas pelo país vizinho.
– A declaração russa sobre o bombardeio do posto dos guardas fronteiriços russos é uma provocação. Cabe indicar que a região de Rostov faz fronteira com o território da Ucrânia controlado pelo governo ucraniano, assim como [com] uma parte não controlada do território, com uma extensão superior de 400 quilômetros – garantiu a corporação ucraniana por meio de comunicado.
Além disso, a corporação informou que não recebeu nenhum relatório do FSB sobre a situação de emergência na região.
– Ao mesmo tempo, algumas fontes apontam que aconteceu um acidente no distrito de Neklyniv, na região de Rostov que faz fronteira com o território não controlado pela Ucrânia – completa a nota oficial.
*EFE