O programa Mães de Pernambuco, lançado pela governadora Raquel Lyra, já conta com a adesão de mais de 25 mil mulheres em apenas três dias após o seu lançamento. A iniciativa visa atender mães de crianças até seis anos que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social.
O cadastramento, realizado através do site www.maesdepernambuco.pe.gov.br, identificou mais de 82 mil pernambucanas elegíveis para receber o auxílio mensal de R$ 300. A confirmação para participar do programa pode ser feita até o dia 25 de abril.
O programa proporcionará um reforço total no orçamento familiar de R$ 3,6 mil por ano para as mães beneficiadas, contribuindo para proporcionar mais dignidade às mulheres pernambucanas em situação de vulnerabilidade social.
Até o momento, 25.289 mulheres foram confirmadas no programa, beneficiando um total de 30.746 crianças na faixa etária de 0 a 6 anos. Jaboatão dos Guararapes lidera entre os municípios com mais mulheres atendidas, seguido por Petrolina e o Recife.
O secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, destaca que o ritmo de confirmações é satisfatório, e que o programa representa não apenas um auxílio financeiro, mas também o fortalecimento do protagonismo das mulheres e o início de um caminho para um futuro mais próspero.
Para receber o auxílio, é necessário atender aos critérios estabelecidos, incluindo morar em Pernambuco, ser beneficiária do Programa Bolsa Família, ter os dados do Cadastro Único atualizados, ser responsável familiar, estar gestante ou ser mãe/responsável por criança de 0 a 6 anos, e não ter vínculo empregatício formal.