A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou neste que os 27 países que fazem parte da União Europeia fecharão o espaço aéreo para aviões da Rússia. Com isso, haverá a proibição da decolagem, pouso ou passagem de qualquer avião russo pelo espaço aéreo do bloco.
– Estas aeronaves não poderão mais pousar, decolar ou voar sobre o território da UE. Isso se aplicará a qualquer aeronave. Então, deixe-me ser muito clara: nosso espaço aéreo será fechado para todas as aeronaves russas e isso inclui os aviões particulares do oligarcas – ressaltou Von der Leyen.
Estas medidas somam-se à paralisação das transações do Banco Central da Rússia e à exclusão de vários bancos russos do Swift antecipadas no sábado (26), bem como ao financiamento europeu para a compra e entrega de armas e equipamento militar à Ucrânia.
A segunda medida adotada é a proibição das transmissões da emissora “Russia Today” e da agência “Sputnik” na União Europeia que, segundo a presidente da Comissão Europeia, visa frear “a máquina midiática do Kremlin” e impedir, segundo Von der Leyen, que a mídia estatal e suas subsidiárias possam “transmitir suas mentiras”.
A União Europeia também sancionará Belarus por colaborar com a Rússia na invasão da Ucrânia por meio de medidas para restringir as exportações de seus combustíveis minerais, tabaco, madeira, cimento, ferro e aço, bem como bens de dupla utilização que podem ser usados com fins militares.
– Além disso, sancionaremos os bielorrussos que ajudarem no esforço de guerra russo – completou Von der Leyen.
*EFE