No Pernambuco Day, evento realizado em Brasília nesta quarta-feira, 10, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou um conjunto de ações e investimentos que estão sendo desenvolvidos para o Estado. O encontro, organizado pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) e o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), também marcou a assinatura de um protocolo de intenções para fomentar os setores de infraestrutura aeroportuária e aquaviária no país.
O protocolo, assinado pelo Ministro Silvio Costa Filho, parlamentares e representantes do setor de infraestrutura de transportes, estabelece ações prioritárias para melhorias no estado de Pernambuco e no Brasil como um todo. Durante o evento, o ministro destacou os investimentos realizados em parceria com a iniciativa privada no modal aeroportuário, especialmente no Aeroporto de Recife, que foi reconhecido como um dos melhores do mundo.
Além do Aeroporto de Recife, o MPor tem investido em outros terminais aeroportuários de Pernambuco, como o Aeroporto de Caruaru, que terá obras para melhorias em toda a sua estrutura, e os aeródromos de Serra Talhada, Garanhuns e Araripina, voltados tanto para o turismo de negócios quanto para o lazer.
No Aeroporto de Caruaru, o ministro informou que os recursos para a conclusão das obras já estão assegurados, totalizando R$ 140 milhões. Além disso, há projetos em andamento para a requalificação do aeródromo de Serra Talhada e do aeródromo de Garanhuns, aguardando a liberação da sinalização para operações noturnas. O terminal de Araripina também está sendo acompanhado de perto pelo MPor.
No setor portuário, estão previstas obras de dragagem, construção de novo terminal de passageiros e de contêineres nos terminais de Suape e do Porto do Recife. O objetivo do protocolo assinado é aproximar as demandas de infraestrutura de todos os estados brasileiros, começando por Pernambuco, que tem projetos importantes e tem servido de exemplo para outros estados.
O Pernambuco Day contou com a presença dos deputados Fernando Monteiro, Augusto Coutinho e Pedro Campos, além do Ministro Silvio Costa Filho. O evento proporcionou a discussão e o planejamento de melhorias para a infraestrutura aeroportuária e aquaviária do estado e do país.