Nesta sexta-feira, 03, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Prefeitura de Abreu e Lima, município da região metropolitana do Recife , celebraram um importante convênio para a implementação do Projeto Abraçando as Escolas. O encontro foi realizado na sede da Fecomércio no Recife. A assinatura desse acordo marca um passo significativo na promoção da educação e cidadania para o município de Abreu e Lima.
Estiveram presentes na cerimônia de assinatura diversos representantes de destaque, incluindo Marcos Carvalho, procurador-geral de Justiça do MPPE, Aguinaldo Fenelon, procurador de Justiça e líder do Projeto Abraçando as Escolas, Flávio Gadelha, prefeito de Abreu e Lima, e o presidente do Sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio/Sesc/Senac), Bernardo Peixoto, além da experiente promotora Isabela Bandeira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional à Educação (CAO Educação do MPPE), Liliane Asfora, promotora do MPPE em Abreu e Lima, Hélio Tavares, secretário de municipal de Educação.
Para Marcos Carvalho, procurador-geral de Justiça do MPPE, o projeto fará a diferença no município. “Sem dúvida ajudará a direcionar os jovens para uma cultura de paz e não violência”, destacou.
O Projeto Abraçando a Escola, que teve seu início durante a gestão de Aguinaldo Fenelon no MPPE, é considerado pioneiro no estado de Pernambuco. Para Fenelon, seu principal objetivo é estreitar o relacionamento entre o Ministério Público e a comunidade. “Sobretudo as crianças e adolescentes, e promover a conscientização sobre a cidadania, violência contra mulher, racismo, esporte e meio ambiente por meio de palestras e rodas de conversa com profissionais qualificados”, declarou.
Na perspectiva de reduzir a evasão escolar e construir uma consciência cidadã, o projeto leva informação para alunos, pais e educadores na forma de cursos e palestras. A Fecomércio será parceira na instrução sobre formação profissional, mercado de trabalho e empreendedorismo. Para o presidente Bernardo Peixoto, a iniciativa será frutífera. “Seremos parceiros neste projeto inovador que sem dúvida vai mudar a realidade de muitos jovens de Abreu e Lima”, assegurou.
A proposta é, a cada 15 dias, representantes de diferentes instituições visitarem duas escolas da rede municipal com ensino de quarto e quinto ano do fundamental e turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), indicadas pela Secretaria Municipal de Educação. Semestralmente, o projeto promoverá encontros com pais e professores. Segundo a prefeitura, 24 escolas contam com turmas de quarto e quinto ano e nove oferecem EJA.
A ênfase do projeto é construir um futuro seguro para os alunos, incentivando-os a se envolverem ativamente na vida cívica e a tornarem Abreu e Lima um lugar ainda melhor para se viver. Durante a cerimônia de assinatura do convênio, Aguinaldo Fenelon enfatizou a importância desse esforço conjunto.
O prefeito Flávio Gadelha também expressou seu entusiasmo em relação à parceria, afirmando que a rede municipal de educação de Abreu e Lima só tem a ganhar com a iniciativo. “A colaboração entre o MPPE e a Prefeitura promete fortalecer a educação na região, inspirando os jovens a se tornarem cidadãos engajados em construir um futuro melhor para a comunidade”, finalizou.
Fotos: Aline Sales/AMCS.