O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu que o atual ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta (PT), vai atuar como autoridade federal para a reconstrução do Rio Grande do Sul. O posto deve ser assumido por Pimenta já nesta quarta-feira (15).
O cargo em questão, que será instituído de forma temporária pelo governo, é o de ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, que chefiará um ministério temporário de mesmo nome.
Segundo o jornal O Globo, a principal função desse novo órgão será articular as ações das diferentes pastas, do governo estadual e das prefeituras.
Para o lugar de Pimenta na Secom, Lula ainda não escolheu um nome e a pasta será chefiada inicialmente por um interino, o pernambucano Laercio Portela, atual secretário-adjunto de imprensa da Presidência. No entanto, o favorito de Lula para o cargo seria o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT).
De acordo com a CNN Brasil, a ideia de Lula é de que a pasta temporária no Rio Grande do Sul atue, pelo menos, até o final deste ano. O objetivo seria fazer com que ela funcione nos moldes da casa de governo em Roraima, que atende os povos indígenas que enfrentam uma crise humanitária.
Fonte: Pleno News.