Presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, o senador Humberto Costa (PT) anunciou a realização de uma audiência pública na próxima quarta-feira (22), às 9h, para debater a cobertura dos planos de saúde para crianças e jovens com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e pessoas com doenças raras.
A audiência pública irá buscar soluções para uma prática constante dos planos de saúde: negar tratamentos ou desfazer contratos. Somente esta semana, a Amil decidiu cancelar milhares de convênios, prejudicando beneficiários em todo o país.
Segundo o senador Humberto Costa, as ações dos planos de saúde têm causado muita angústia e preocupação para famílias que necessitam de assistência permanente. “É estarrecedor saber que os planos de saúde estejam abandonando seus segurados no meio do tratamento, descredenciando clínicas e hospitais sem oferecer outras opções para os pacientes, pessoas que já estão fragilizadas. É uma situação muito grave”, afirmou o parlamentar.
Para a audiência, serão convidados representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Instituto Brasileiro de Direito do Consumidor (Idec), da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde) e da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) e da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps).
Para Humberto, a postura dos planos de saúde está colocando em perigo a vida de milhares de brasileiros e brasileiras. “Não podemos ficar omissos diante do drama que está se criando em torno da postura dos planos de saúde. Precisamos fazer essa discussão e buscar soluções”, afirmou.
Fonte: Blog Cenário.