Buscando criar um “vínculo” entre a Igreja Católica e comediantes, o papa Francisco convidou humoristas escolhidos a dedo oriundos de diversas partes do mundo para encontrarem-se com ele na próxima sexta-feira (14). No Brasil, os nomes escolhidos pelo pontífice são Fábio Porchat e Cacau Protásio.
Segundo a assessoria do Vaticano, o objetivo é celebrar a beleza da diversidade humana e promover uma mensagem de paz, amor e solidariedade. O encontro ocorrerá a partir das 3h30 da madrugada conforme o horário de Brasília.
– O Pontífice já revelou que reza diariamente com as palavras de São Tomás Moro: “Dai-me, Senhor, o senso de humor” – diz a nota do Vaticano.
Cacau Protásio expressou alegria em receber o convite. Na página do Vaticano, ela disse estar “muito feliz por esse momento”, “emocionada e muito grata a Deus”.
Ao Gshow, Fábio Porchat confirmou que comparecerá ao evento. Sócio-fundador, roteirista e ator do Porta dos Fundos, ele já se envolveu em diversas polêmicas com cristãos em razão dos Especiais de Natal produzidos por ele e sua equipe.
Em um dos episódios, intitulado Te Prego Lá Fora, Jesus é retratado como um aluno adolescente na Escola Municipal Eva e Adão e tenta adaptar-se à vida na escola. Ao lado de seu melhor amigo, Lázaro, Jesus se esforça para que ninguém descubra que ele é o Messias. Para isso, o jovem Filho de Deus vive agruras de adolescentes, como sofrer bullying e consumir pornografia. Ele também tenta ser um “bad boy”.
Em uma cena, Jesus chega a ir a um prostíbulo. Em outra, Jesus encontra Deus na cama com três mulheres, que logo são transformadas em pombas quando o Pai é surpreendido pelo Filho. O episódio, considerado blasfêmia por muitos cristãos, gerou moção de repúdio e ação na Justiça apresentada pelo Centro Dom Bosco de Fé e Cultura.
No último ano, o Porta dos Fundos decidiu cancelar a estreia do Especial de Natal devido aos conflitos no Oriente Médio, entre Israel e Hamas.
No encontro com o papa, também estarão presentes comediantes como Whoopi Goldberg e Florinda Meza, famosa por interpretar a Dona Florinda, no Chaves.