Consultas médicas e exames que podem levar até mais mais de um ano para serem executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão realizados gratuitamente nesta semana para os moradores de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. A ação faz parte do Programa Alepe Cuida, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que visa auxiliar o município a reduzir a fila de espera do SUS e atender a população. O evento acontecerá nos dias 19 (quarta-feira) e 20 (quinta-feira) de junho.
O Alepe Cuida é um programa de serviços gratuitos de saúde e cidadania oferecido pela Alepe em parceria com outras instituições do estado e prefeituras. O atendimento em Camaragibe acontecerá na quarta (19.06) e quinta-feira (20.06), das 9h ao meio-dia e das 13h às 16 horas, na Praça Maria Amazonas, na entrada da cidade. Serão oferecidos mais de 2 mil atendimentos gratuitos entre consultas, exames, serviços jurídicos, de cidadania e atividades educativas .
Alguns dos atendimentos precisam ser agendados previamente pelos fones (81) 3183-2424 e 3183-2026, disponibilizados pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16 horas. São eles: mamografia, ultrassonografia de mama, ultrassonografia de tireóide e odontologia.
Ordem de chegada
O Alepe Cuida também oferecerá atendimento por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento, mas são vagas limitadas e priorizam a ordem de chegada. A população de Camaragibe terá acesso a serviços como vacinação, sala de testagem e aconselhamento (HIV, Sífilis e hepatite), massagem, auriculoterapia, pilates ao ar livre, higienização da pele e aulas de dança.
Os participantes poderão solicitar, ainda, emissão de carteiras do idoso, de pessoas com deficiência e dos portadores do Espectro Autistas (TEA), se inscrever no CadÚnico, programa de assistência social e distribuição de renda do Governo Federal, dentre outros serviços oferecidos pela Alepe e instituições parceiras.
Nesta edição o Sesc/Senac, um dos parceiros do Alepe Cuida, colocará à disposição dos moradores livros para leitura e doação por meio do programa Bibliosesc, uma carreta adaptada que será instalada na cidade para receber novos leitores e os que estão habituados com universo da leitura.
O programa Alepe Cuida não se limita à oferta de atendimentos em saúde. Serviços como emissão gratuita da primeira carteira de identidade, orientação jurídica e de defesa do consumidor, entre outros, também serão oferecidos. Os pequenos empresários da cidade terão atenção especial em serviços de orientação para regularizar suas empresas, obtenção de microcréditos e exposição de produtos.
_Aproximação_
O programa Alepe Cuida já passou por vários municípios do Estado como Carpina, Ipojuca, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Ribeirão e Serra Talhada sob a coordenação da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa em parceria com outros órgãos. Participam desta edição de Camaragibe entidades como Banco do Nordeste, Instituto Cardiopulmonar, Fundação Altino Ventura (FAV), Instituto Tavares Buril, TJPE, Defensoria Pública, Procon/PE e Sesc/Senac, Neoenergia.
Na avaliação do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, o Alepe Cuida permite que as pessoas tenham acesso a serviços sociais de maneira mais ágil e faz com que a Alepe se aproxime cada vez mais do cidadão.
Para o primeiro secretário da Assembleia, deputado Gustavo Gouveia, os diversos serviços disponibilizados pelo Casa encurtam a distância entre o poder público e a sociedade civil fazendo com que mais pessoas tenham acesso a serviços de saúde e cidadania.
_Serviço:_
Agendamento: pelos telefones: (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026 das 8h ao meio-dia e das 13h às 16 horas
Atendimento: quarta e quinta-feira (19 e 20 de junho), das 9h ao meio-dia e das 13h às 16 horas, na Praça Maria Amazonas, na entrada principal de Camaragibe.
Serviços por agendamento prévio: mamografia, ultrassonografias de mama, ultrassonografia de tireóide e odontologia.
Serviços sem agendamentos: vacinação, massagem, auriculoterapia, pilates ao ar livre, sala de testagem e aconselhamento (HIV, Sífilis e Hepatite), medição de sinais vitais e orientação de cirurgias eletivas, etc.