A partir das 14h desta quarta (4), o Pernambuco Centro de Convenções vai sediar o encontro do público com mais de 5 mil artesãos, empreendedores e expositores. Será o primeiro dia da Fenearte, que completa 24 edições e acontece diariamente até o dia 14 de julho.
Com o tema “Sons do Criar – Artesanato que toca a gente”, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato contará com 4 rotas de traslados gratuitos, 16 aulas de gastronomia ao vivo, mais de 70 atrações culturais e também mais de 1,6 mil vagas para oficinas, entre outras atividades.
No dia de abertura, além da visitação aos cerca de 700 espaços, o público poderá assistir a apresentações culturais. A partir das 14h30, estendendo-se pela noite, vão se apresentar João do Pife e Banda Dois Irmãos, Samba de Coco Irmãs Lopes, Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires, Coco das Estrelas, Cantoria Crua e Olegário Lucena.
No mezanino, o Moda Fenearte vai receber uma turma de 20 participantes no Encontro de Moda, Desenho de Moda, com Michelly Guedes (Senai Paulista). Ainda no mezanino, terão início as primeiras oficinas desta edição: “Minha primeira escultura”; “Cabaça ancestral: Confecção do instrumento agbê”; “Tradição mantida — Oficina de mamulengo”; “Reciclando no viés da música”; “Estamparia artesanal sustentável”; “Upcycling — A sobra que se renova” e “Técnicas com linhas Pingouin”.
A diversidade também está presente na feira com opções de lanches, refeições, sobremesas e drinques. Na Praça de Alimentação, são 14 operações com cardápios diversos; no setor Alimentação Artesanal conta com 5 quiosques, 4 foodbikes e 2 cafés. Já no mezanino, o Restaurante Pernambuco à Mesa, as Caipifrutas da Oficina do Sabor, o Boteco de Cervejarias Artesanais e a Pizzaria Maker Down.
A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec). Os ingressos já estão à venda pelo site Evenyx.
Fonte: Blog Cenário.