O partido Avante de Frei Miguelinho acionaram a Justiça Eleitoral contra Luiza Karla de Arruda e José Edielson Germano, pré-candidatos a prefeita e vice-prefeito do município, respectivamente, acusando os postulantes de propaganda eleitoral antecipada.
Segundo o Avante, os pré-candidatos teriam utilizado as redes sociais, especificamente o Instagram, para propagar a pré-campanha, realizando – segundo o Avante -, uma caminhada com eleitores e seus representantes políticos durante o evento “cachorro-quente de Topada, o que, para a legenda, caracterizou propaganda eleitoral antecipada.
No processo, Luiza e José Edielson apontam que nada do que lhes foi imputado é ilegal, “pois tudo se encontra dentre os permissivos constantes da legislação eleitoral”. Eles argumentam ainda que apenas participaram de um evento público realizado e organizado por terceiros, não havendo irregularidade nesse fato, uma vez que é comum e normal que todos os pré-candidatos, de todos os partidos, se façam presentes em eventos abertos ao público.