O conselho editorial do The Washington Post, um dos jornais de maior audiência dos Estados Unidos, pediu nesta sexta-feira (12) ao presidente do país, Joe Biden, do Partido Democrata, que desista de concorrer à reeleição no pleito de novembro.
Em um editorial duro, o jornal observou que a entrevista coletiva que Biden deu na última quinta (11) na cúpula da Otan, em Washington, não conseguiu dissipar as dúvidas sobre sua capacidade de derrotar o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano, nas urnas.
No texto, o veículo citou as diversas gafes cometidas por Biden na quinta, como a troca do nome do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pelo do russo Vladimir Putin, e a confusão entre o nome de sua própria vice Kamala Harris e o de seu rival nas eleições presidenciais Donald Trump.
No editorial, o jornal sustentou ainda que a melhor forma de os democratas vencerem as eleições presidenciais americanas seria “entregar as rédeas a um sucessor mais capaz” de convencer os eleitores que o próprio presidente. Por fim, o The Washington Post cita uma pesquisa na qual 85% dos americanos disseram que Biden está idoso demais para ser presidente por mais quatro anos.
O desempenho ruim de Biden no debate do último dia 27 de junho com Trump provocou uma profunda crise política em Washington, com vários apelos de congressistas e membros influentes do Partido Democrata para que o atual ocupante da Casa Branca desista de tentar se reeleger ao cargo de presidente.
*Com informações AE