Os apoiadores do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump adotaram o curativo na orelha, usado por ele, após o atentado à sua vida no último sábado (13), como um símbolo de luta pelo país e solidariedade para com o presidenciável. Diversos dos participantes no terceiro dia da Convenção Republicana, em Milwaukee, nesta quarta-feira (18), usaram o papel sobre a orelha direita, região onde o republicano foi ferido.
Além da bandagem, gritos de “lutem” junto do punho fechado no ar também ganhou dimensões simbólicas. Foi justamente dessa forma que os republicanos receberam Trump no primeiro dia da convenção na última segunda (15), quando o candidato à Casa Branca fez sua primeira aparição desde o ataque.
SOBRE O ATENTADO
Trump foi retirado às pressas do palco, no último sábado, depois que tiros interromperam o comício em que ele discursava em Butler, no estado da Pensilvânia. Ele tinha manchas de sangue visíveis na orelha direita quando foi levado pela equipe de seguranças.
O republicano falava sobre a travessia na fronteira em evento de campanha na Pensilvânia, estado-chave nas eleições americanas, quando estrondos começaram a ecoar pela multidão.
Após uma breve pausa, Trump se levantou, rodeado por agentes uniformizados do Serviço Secreto. Ele ergueu o punho enquanto era ovacionado pela multidão ao ser retirado do palco e declarou “lutem, lutem, lutem” para os apoiadores.
O atirador foi morto por agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos. Identificado como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, o jovem tinha explosivos no carro e usou um fuzil do tipo AR-15. O ataque ocorreu de um telhado que ficava a cerca de 130 metros do palco onde Donald Trump discursava.
Um dos espectadores da plateia acabou morto ao tentar proteger sua família. A vítima chamava-se Corey Comperatore, e era um bombeiro de 50 anos, pai de duas filhas. Segundo o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, Corey Comperatore foi atingido ao se jogar na frente de sua família para protegê-la durante o ataque.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.