A governadora Raquel Lyra vai começar a tirar os planos do “projeto Racreche” do papel. Na última sexta (26), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) autorizou a primeira etapa da proposta do governo de construir 250 creches estaduais.
A promessa de reestruturação da educação básica em Pernambuco teve o primeiro passo com a aprovação para licitar a construção das primeiras 51 creches. A estimativa do TCE-PE é que o estado invista R$ 282 milhões no primeiro lote, dentro do total de R$ 1,3 bilhão que o governo pretende investir na área.
O planejamento motivou o encontro do conselheiro Ranilson Ramos com o secretário estadual de Educação e Esportes (SEE), Alexandre Schneider, e com o secretário de Projetos Estratégicos (SEPE), Rodrigo Ribeiro de Queiroz.
Ranilson mencionou que o relatório preliminar da auditoria identificou três inconsistências. Ainda assim, o entendimento do tribunal foi permitir o avanço para a etapa de licitação.
“Convidei o novo secretário de Educação e Esportes para que, junto com a equipe técnica, apresentássemos o relatório preliminar de auditoria, no qual concluímos pelo prosseguimento do processo licitatório, mesmo com três inconsistências, que serão corridas conjuntamente. Assim eu comemoro essa atuação concomitante do TCE-PE e a SEE para uma ação tão importante como a construção de 250 creches que irão atender milhares de crianças de zero a três anos, garantindo os direitos fundamentais da Primeira Infância em todo o estado de Pernambuco”, afirmou o conselheiro.
Mais de 170 mil vagas em creche
De acordo com o TCE-PE, Pernambuco conta, hoje, com 69 mil crianças matriculadas em creches. O objetivo com as novas unidades é reestruturar a educação básica em Pernambuco com mais 173 mil vagas.
Também participaram da reunião o chefe do Departamento de Controle Externo da Infraestrutura do TCE-PE, Conrado Montenegro, o gerente de fiscalização em licitações de obras, Moacir Baracho, e os auditores Igor Dantas e Brena Martins, que analisaram a licitação junto com o auditor Ladislau de Sena.
Fonte: LeiaJá.