Depois de o presidente Jair Bolsonaro (PL) ter solicitado ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a Ilha de Fernando de Noronha seja federalizada e não faça mais parte de Pernambuco, alguns políticos do Estado representantes de vários partidos se manifestaram em defesa do arquipélago e contrários ao presidente.
Bolsonaro pediu ao STF o domínio sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha é de titularidade integral da União, determinando, ao Estado de Pernambuco, o imediato cumprimento do inteiro teor do Contrato de Cessão de Uso em Condições Especiais da Ilha de Fernando de Noronha.
O governador Paulo Câmara (PSB), ironizou querer que o chefe do Executivo federal tivesse o mesmo empenho para cumprir a promessa feita em 2019 de fazer o saneamento básico da Ilha, e garantiu que Fernando de Noronha vai continuar sendo orgulho do povo pernambucano.
Além disso, ele salientou o trabalho do governo estadual na Ilha. “Enquanto a “ação” do Governo Federal se limita às cortes, o Governo de Pernambuco tem intensificado as entregas na ilha com recuperação das estradas vicinais, instalação de iluminação de LED, reforma do porto e o fim do rodízio no abastecimento de água com um novo dessalinizador. Além dos projetos ambientais de destaque como o Plástico Zero e o Carbono Zero, referências nacionais de preservação ecológica”.
A pré-candidata ao governo de Pernambuco, deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), ressaltou a urgência para “manter a Ilha longe das garras de quem quer a destruição das nossas riquezas naturais”.
O senador Humberto Costa (PT) afirmou que o presidente da República incentiva o “turismo predatório”. “Só se esquece que Pernambuco jamais fugiu da luta. Nós não vamos aceitar tamanho retrocesso”, reforçou.
O pré-candidato ao governo de Pernambuco, deputado federal Danilo Cabral (PSB), obervou que “não bastasse não trazer nada de bom para PE”, e aproveitou a ocasião para salientar o pré-candidato à presidência Lula (PT). “É Por isso que nosso povo tem tanta saudade dos tempos de Lula e Eduardo trabalhando juntos pelo nosso Estado”.
Por sua vez, o deputado federal Felipe Carreras (PSB), observou que “tirar Noronha de PE é uma afronta aos pernambucanos”. “Pelo artigo 75 da constituição estadual de 1988, a ilha é distrito de Pernambuco. É preciso respeitar as leis e a constituição. Não vamos aceitar que um dos maiores patrimônios do país e do mundo fique em risco. Isso é absurdo”.
Defesa no Twitter