A Justiça Eleitoral concedeu, na noite desta sexta-feira (2), uma importante decisão para o fortalecimento da candidatura a prefeito de Camaragibe de Diego Cabral (Republicanos). Em decisão do Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de nº 0600586-68.2024.6.17.0000, referente ao processo nº 0600060-11.2024.6.17.0127, o órgão deferiu um mandado de segurança impetrado pelo republicano que reestabelece o diretório municipal do partido Democracia Cristã (DC) e mantém 14 pré-candidaturas a vereador que já haviam declarado apoio a Diego Cabral.
Com a medida concedida, a coligação “Um novo tempo de trabalho” recebe, oficialmente, o apoio do DC e soma agora 12 partidos unidos pela candidatura de Diego Cabral, visto que até o momento a aliança estava consolidada com as legendas Republicanos, PSB, PT, MDB, PC do B, PV, PSOL, Rede, Solidariedade, Agir e PMB).
“Esse importante apoio do DC e dos seus pré-candidatos já havia sido selado desde o semestre passado em um trabalho de união em defesa de um futuro melhor para o povo de Camaragibe. De forma arbitrária, houve essa tentativa de impedir esse apoio. Mas confiamos na Justiça e recebemos com entusiasmo essa decisão. O DC é muito importante na nossa jornada de fazr mais pela nossa cidade”, declarou Diego Cabral.
A decisão também garante que os pré-candidatos a vereador Nita do Vale, Marcia Alves, Renata de Tabatinga, Sônia Bondade de Deus, Vaderi do Vale, Ângela Farias, Jobson da Universal, Leo Farias, Antonione, Regi da Inabi, Armando do Posto, Irmão Duda, Irmão Heraldo e Valdinho Ribeiro, todos filiados ao DC, disputem as eleições de 6 de outubro.
A tentativa de impedir o apoio do DC e dos pré-candidatos ocorreu porque o pré-candidato a prefeito, juiz Luiz Rocha, entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para que o diretório municipal fosse destituído e ele voltasse a ter o comando do partido. No entanto, no final do prazo de filiações, no mês de abril, o diretório municipal do DC recebeu do diretório estadual o direito de montar a comissão provisória municipal com os 14 pré-candidatos a vereador.
A ação judicial ocorreu logo depois do período de filiação e, na primeira instância, pré-candidato do DC conseguiu barrar o apoio do partido à candidatura de Diego Cabral. Dessa forma, a assessoria jurídica do republicano impetrou um mandado de segurança que garantisse ao diretório municipal, formado pelo presidente, Valdinho Ribeiro, pelo vice, Vaderi do Vale, e pelo secretário, Irmão Heraldo, o direito de montar o grupo dos 14 pré-candidatos que já haviam declarado apoio à candidatura de Diego Cabral, fato que foi corroborado na noite de hoje.
Na sentença, o Desembargador Eleitoral Dr. Filipe Fernandes Campos, ressaltou que “os réus não apresentaram qualquer tipo de defesa” e julgou “parcialmente procedente o pedido da parte autora para anular o ato de destituição e determinar o restabelecimento do Órgão Provisório Municipal do Partido Democracia Cristã em Camaragibe, além de determinar a desfiliação do Sr. Luiz Gomes Da Rocha Filho do Partido Liberal e determinar sua filiação ao Partido da Democracia Cristã”.
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.