Este domingo está sendo marcado pela realização das principais convenções partidárias para a oficialização dos palanques eleitorais que serão erguidos em Caruaru, visando a disputa pela principal cadeira do Palácio Jayme Nejaim. De acordo com a matéria publicada no site da Rádio Cultura de Caruaru, integrante da Rede Nordeste de Rádios, a maior surpresa do dia foi a união histórica de dois grupos adversários políticos da cidade: José Queiroz e Tony Gel. Tonynho Rodrigues (MDB), filho do ex-prefeito Tony Gel, vai ser oficializado hoje como candidato a vice na chapa de José Queiroz (PDT).
Até então, Tonynho estava como pré-candidato ao cargo de prefeito de Caruaru, mas a convenção emedebista realizada na manhã deste domingo (4) contou com a presença do pedetista, concretizando assim a aliança, conforme noticiou o Blog Cenário. Os rumores sobre a junção histórica dos dois grupos começaram a circular nos bastidores políticos da cidade na última semana. Ontem, inclusive, aliados e articuladores políticos do grupo Queiroz passaram a divulgar uma foto com José Queiroz e o ex-senador Douglas Cintra (PSB), um dos nomes cotados para a vaga, dando a entender que a chapa teria essa formatação, com Cintra na cadeira de vice, como uma estratégia do grupo para guardar a surpresa até a convenção desta tarde. O nome de Raffiê Dellon (UNIÃO), que desistiu recentemente de seguir com uma candidatura própria, também foi cotado para ser vice de Queiroz.
Também neste domingo foi oficializada a chapa do atual prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que terá a ex-secretária Dayse Silva (PSDB) como candidata a vice-prefeita. Dayse foi anunciada como integrante da chapa na última quarta-feira (31), em uma reunião com o secretariado. Desde o inicio do ano, o nome dela foi colocado como opção para compor com Pinheiro.
Com a saída de Tonynho da disputa na cabeça de chapa, o município contará, ao todo, com seis candidaturas ao cargo de prefeito no pleito deste ano. Além das duas chapas oficializadas hoje (4), penúltimo dia do prazo estabelecido pela justiça eleitoral para realização das convenções partidárias, o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) realizou convenção, na última sexta-feira, para oficializar o seu nome na disputa e apresentar Adélia Pinheiro (PL), que é prima do atual prefeito, como sua candidata a vice. Na quarta-feira, foram confirmados os nomes de Michelle Santos e Rafael Guerra, ambos do PSOL, como candidatos a prefeita e vice-prefeito, respectivamente. O partido União Popular (UP) também estará na disputa. Na última terça-feira, a legenda oficializou a estudante Maria Santos como candidata à prefeita, colocando o nome de José Henrique, militante sindical, como candidato a vice. Armandinho (SD) e Karla Vieira (SD) foram os primeiros a realizar convenção no município, oficializando na última segunda-feira, o sanfoneiro como candidato ao cargo de prefeito e a ex-secretária de Raquel Lyra na sua vice.
A partir de agora, os partidos entram na fase de registro de candidatura, até que tenha iniciativa a propaganda eleitoral, em 16 de agosto. A votação do primeiro turno será em oito de outubro, com eventual segundo turno no dia 27 do mesmo mês. Segundo dados do TRE-PE, Caruaru tem cerca de 247 mil eleitores aptos ao voto neste ano.
Da Rádio Cultura do Nordeste
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.