Na tarde desta terça (6), o deputado Joãozinho Tenório (PRD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco para fazer um balanço dos 18 meses de gestão do governo Raquel Lyra (PSDB).
O parlamentar que também é vice-líder do governo na Alepe iniciou o seu discurso falando do declínio que Pernambuco se encontrava nos últimos anos, liderando os rankings de desemprego, precariedade dos hospitais, dificuldade de se fazer negócios e obras paralisadas. Mas de acordo com Joãozinho, mesmo diante das dificuldades, a mudança de rota começou quando a governadora Raquel Lyra assumiu o governo em janeiro de 2023.
“O começo de qualquer gestão é sempre complicado, ainda mais nessa situação em que estávamos, com os serviços públicos à míngua, com as estradas intransitáveis, com as engrenagens emperradas, e um orçamento insuficiente para atender as necessidades da população. Mas a governadora não se deixou abater, e abriu seu governo, já lá em janeiro de 2023, com os passos necessários para arrumar a casa e voltarmos a ter um estado funcional e capaz de executar políticas públicas para a população”, afirmou.
Joãozinho também pontuou os gastos que foram cortados para que os recursos do estado fossem propriamente direcionados para os serviços essenciais. Pernambuco ficou em 1º lugar do Nordeste e 2º do Brasil em controle de gastos públicos em 2023, saindo de uma dívida de quase 400 milhões de reais no começo de 2023 para uma economia de 2,5 bilhões de reais no fim desse mesmo ano.
“Raquel Lyra vem demonstrado uma enorme capacidade de captar recursos, inclusive com a participação desta Casa nesse processo. Foram quase 5 bilhões de reais junto ao Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNDES e NDB em operações de crédito que estão sendo revertidas em investimentos em infraestrutura. Foram mais de 700 milhões de reais captados junto ao Banco Mundial para Saneamento Rural e Agroecologia. A articulação incansável da governadora com o Governo Federal nos agraciou mais de 600 ações contempladas no Novo PAC, e ainda mais 1,5 bilhão pelo PAC Seleções”, frisou.
Ainda em seu discurso, Joãozinho Tenório falou sobre a menor taxa de desemprego, as menores taxas de crimes violentos letais e patrimoniais com o programa Juntos pela Segurança, assim como também citou obras importantes que estão saindo do papel, como a concretização do aumento da capacidade do Porto de Suape, Canal do Fragoso, Arco Metropolitano, Ferrovia Transnordestina.
O parlamentar finalizou o seu discurso falando sobre importantes investimentos em programas que vem fazendo a diferença na vida de tantas famílias pernambucanas, como o Juntos Pela Educação, o Cuida PE, Morar Bem e o Mães de Pernambuco. Outros pontos que mencionou foi a atenção da governadora com as estradas de Pernambuco, que já deu ordem de serviço para várias rodovias, assim como a entrega de ônibus escolares e creches para diversos municípios do estado.
“Em apenas 18 meses Raquel fez muito pelo povo pernambucano, e ainda temos outros 30 meses pela frente. Eu parabenizo esses esforços e me coloco à disposição da governadora para o que ela precisar para que mais ainda seja entregue. E não estou falando por mim. Estou falando como representante da nossa gente, que nos coloca aqui para isso mesmo. Para garantir que o que é correto seja feito. E é como representante do povo que eu valido e celebro esses 18 meses de governo. Estamos juntos com a governadora, estamos juntos com Pernambuco, e vamos sempre para a frente!”, finalizou.
Blog Cenário
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.