No primeiro dia de campanha eleitoral, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), se comprometeu em triplicar o número de vagas de creche na capital pernambucana. O gestor relembrou que neste ano a PCR conseguiu duplicar as vagas no município. Por ser detentor de mandato, o socialista tem vedações em relação às agendas de campanha, devido ao expediente que precisa ser cumprido.
O compromisso que marcou o pontapé inicial aconteceu na Linha do Tiro, contando também com seu candidato a vice, Victor Marques (PCdoB) e alguns auxiliares visitando uma creche escola que está sendo construída e tem previsão de inauguração para este semestre. A agenda, no entanto, não teve a presença de apoiadores políticos.
Questionado sobre as críticas dos seus opositores, principalmente em relação à presença intensa nas redes sociais, João Campos rebateu. “Se tem muito sendo mostrado, é porque tem muito sendo feito. Se a gente pensar, três obras por dia em área de morro, são mais de 4 mil obras. Então, quem tem o que mostrar, tem que mostrar o trabalho mesmo”, disse o prefeito num determinado momento. “Eu fico muito feliz de chegar até aqui e ver que, de fato, o que a gente tem para mostrar é um repertório muito grande de coisas que foi feita. Eu estou mostrando aqui, isso aqui é verdade”, completou.
O gestor reforçou que não entrará em discussões que não contribuam com o debate sobre o Recife, afirmando que não perde tempo “brigando com a política”.
“O que a gente tem feito é trabalhado, eu não perdi tempo brigando com a política. Eu aprendi desde cedo, sobretudo com o meu pai, que a gente deve usar a nossa energia, a nossa força para brigar, para enfrentar problema. Então, tinha problema de vaga de creche, a gente brigou para resolver. Tinha a necessidade de expansão da rede básica de saúde, a gente brigou para resolver. Eu vou seguir dessa forma”, finalizou o prefeito.
Apesar de ainda estar em busca de renovar seu mandato, João campos já é visto como um dos principais nomes para concorrer ao Governo do Estado em 2026, contra Raquel Lyra (PSDB). Ele não quis entrar no mérito dessa disputa, afirmando que o foco está na reeleição. “Eu vou trabalhar pelo Recife todos os dias da minha vida”, garantiu.
Seguindo a mesma linha
O candidato a vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB) conversou rapidamente com a imprensa durante a agenda. Ele foi indagado se estaria preparado para ser prefeito, caso a chapa alcance a vitória em 2024 e João Campos decida disputar o Governo do Estado em 2026, mas também preferiu manter cautela e seguir a mesma linha do colega de chapa.
“O prefeito acabou de responder algo nesse sentido. O nosso foco hoje é 100% nas eleições desse ano. Por sinal, hoje é o primeiro dia da campanha de 2024, então, qualquer frase e qualquer coisa que eu vá falar sobre 2026, não cabe agora. Eu estou preparado para o desafio que eu estou entrando agora, que é candidato a vice-prefeito da Frente Popular. O que for mais para frente, a gente não pode contar muito, porque o foco é hoje”, respondeu Victor Marques.
Fonte: Blog Cenário.