Neste sábado, nos Aflitos, o Náutico entra em campo com a obrigação de vencer o Ferroviário para chegar a última rodada alimentando uma boa esperança de chegar à segunda fase da Série C.
E apesar da equipe cearense ocupar a penúltima colocação, com 96,6 % de risco de rebaixamento, é bom os alvirrubros tomarem suas precauções. Isso porque dos nove times com algum risco de queda, o Timbu só conseguiu vencer dois.
Curiosamente, essas vitórias foram contra as equipes com o menor percentual de risco de rebaixamento, de acordo com o site Chance de Gol.
Por 3 a 0 sobre o ABC, em Natal, pela segunda rodada, ainda com Mazola Júnior como treinador, e por 2 a 1, de virada, sobre o Confiança, já sob o comando de Bruno Pivetti. O time potiguar tem 9,4% de possibilidade de queda, enquanto o sergipano possuem apenas 5,1%.
Pivetti, por sinal, estreou com uma derrota para o então lanterna Floresta, nos Aflitos, por 1 a 0, em uma das piores atuações do Náutico no ano. Em campanha de recuperação, o time cearense ainda possui 11,4% de risco de rebaixamento.
Queda que já foi consumada para o lanterna São José, que soma apenas duas vitórias em todas as 17 rodadas. Uma delas sobre o Náutico por 2 a 0, na sétima rodada.
Contra os outros dois times que ocupam atualmente o Z-4, Aparecidense (71,5% de risco de rebaixamento) e Sampaio Corrêa (73,9%), o Náutico conseguiu dois empates. Ambos fora de casa e também já com Bruno Pivetti na beira do campo.
Da parte de baixo da classificação, o time pernambucano também empatou com o Caxias, nos Aflitos (jogo que custou o cargo de Mazola Júnior), e o CSA, em Maceió, ambos por 2 a 2.
Desempenho do Náutico contra times ameaçados de queda
- Vitórias: ABC (9,4% risco de queda*) e Confiança (5,1% risco de queda).
- Empates: Aparecidense (71,5% risco de queda), Sampaio Corrêa (73,9% risco de queda), Caxias (16,7% risco de queda), CSA (15,4% risco de quedas).
- Derrotas: São José (rebaixado) e Floresta (11,4% risco de queda).
Fonte: Ge PE.