Delegados do Partido Democrata que representam os 50 estados dos Estados Unidos, além do Distrito de Columbia, Porto Rico e outros territórios apoiaram verbalmente nesta terça-feira (20) a candidatura de Kamala Harris à presidência do país durante a convenção da legenda, que acontece nesta semana em Chicago. O governador de Minnesota, Tim Walz, será o candidato a vice-presidente.
Os representantes regionais do partido selaram simbolicamente dessa forma a candidatura da atual vice-presidente americana, que ficou com a liderança de uma chapa antes encabeçada pelo presidente Joe Biden, que – pressionado após lapsos de memória e uma performance desastrosa em um debate com o ex-presidente Donald Trump – desistiu de tentar a reeleição.
A votação por delegados estaduais foi simbólica, assim como vem sendo a própria convenção partidária, já que Kamala tinha sido proclamada como candidata presidencial democrata em 7 de agosto, após uma votação virtual dos quase 4.500 delegados do partido, que transferiram para ela o apoio que tinham dado a Biden.
Algumas representações estaduais usaram celebridades para declarar sua escolha por Kamala, como o diretor de cinema Spike Lee, no caso de Nova Iorque, e o ator Wendell Pierce, representando o estado de Louisiana. Seguindo a tradição, o estado que deu a indicação final foi a Califórnia, onde Kamala nasceu.
*EFE
Radar Político365 é o seu portal de notícias sobre o cotidiano da política de Goiana, sem esquecer de acompanhar os fatos relevantes do estado e nacional.