Segundo o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), foi necessário readequar o serviço devido à alta procura pelo novo documento, que tem a primeira via fornecida gratuitamente para idosos e crianças com até 11 anos.
A instituição também informou que “está trabalhando para normalizar a situação até a primeira quinzena de setembro”.
A jornalista Carolina Araújo contou que a mãe, o marido e a filha dela, de 6 anos, estão tentando tirar a documentação há quase mês. Segundo ela, as solicitações foram feitas, pela internet, nos dias 24 e 25 de julho. O prazo dado pelo IITB para que as carteiras ficassem prontas era de 20 dias, mas, até esta quinta-feira, os documentos não foram entregues.
“A marcação foi normal, fizeram todo o procedimento. A gente recebe um tíquete com um protocolo, e eles falam que ‘em 20 dias, você acessa esse site e vê se já está liberado para ir buscar’”, afirmou Carolina.
Como o aviso não chegava, a jornalista disse que a mãe dela foi duas vezes ao posto de atendimento no Shopping Patteo, em Olinda.
“Nas duas vezes, falaram a mesma coisa: ‘Não está pronto, a gente não está recebendo impressão há algum tempo. (…) A gente só soube que está faltando material lá, que o governo não está repassando recursos e, por isso, não está imprimindo. E isso foi na semana passada, eles falaram que fazia uns 17 dias que não recebiam mais [material para confecção das carteiras]”, declarou Carolina.
O estudante de psicologia Luis Roberto Melo também solicitou uma nova via da carteira de identidade e ainda não recebeu o documento, que ele precisa tirar para poder fazer um concurso público.
“Agora vou, realmente, torcer para que possa fazer com outro documento. Caso contrário, posso perder a minha vaga, o que é uma pena porque fiz a solicitação do documento com antecedência. Foi falado que ia ficar pronto em 20 dias”, contou o universitário.
Luis Roberto disse, ainda, que — ao fim desse prazo — foi ao posto de atendimento presencial e, após constatar que o documento não estava pronto, não foi dada qualquer previsão de quando a carteira seria entregue.
“Olhei no site também e não há informações. E é isso. A gente está nessa situação, torcendo para que resolvam o quanto antes”, afirmou.
Quem também enfrenta dificuldades é uma mulher que se identificou apenas como Renata durante o ao vivo do Bom Dia Pernambuco desta quinta-feira (22). Ela contou que está de viagem marcada para o Chile para o dia 30 de agosto e aguarda a segunda via do documento desde 15 de julho.
“Ontem (quarta-feira, 21), eu consultei o protocolo, estava com o status pronto, e a orientação que eu tive foi que eu viesse aqui retirar o documento”, disse Renata.
No entanto, ao chegar ao IITB, ela foi avisada de que não tinha documento algum para ser retirado. “Me senti constrangida. Ele disse que a pessoa que disse para eu vir retirar o documento só quis se livrar de mim, porque nada do que estava no status era verdade, o documento não estava pronto, não estão fazendo documento nenhum, e aí, eu perdi tempo e dinheiro”, contou.
O que diz o governo
Órgão vinculado à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), o IITB informou que os atendimentos para a solicitação de carteira de identidade “estão ocorrendo normalmente em todos os postos e expressos”.
O instituto também afirmou que, por causa da alta demanda pela nova Carteira de Identidade Nacional, teve que “redimensionar a quantidade de emissões”, o que gerou o atraso, mas está trabalhando para normalizar o serviço até a primeira quinzena de setembro.
Fonte: Blog do Magno Martins.